quinta-feira, 13 de maio de 2010

O chorinho do século!


assessoria de imprensa da Sassanid
Chorinho, capoeira, samba de roda, samba de raiz, samba rock, MPB, “drum and bossa”, serão mais de três séculos de música brasileira de altíssima qualidade num único lugar. É a festa “Que choro é esse?”, que a república Espaço Cultural Sassanid (@sassanid_bauru), de Bauru, prepara para o público universitário no próximo sábado (15 de maio) e contará com a presença de artistas de altíssimo nível a partir das 15 horas e 15 minutos.
Do Conservatório Musical de Tatuí, vem a atração principal, o Grupo Choro Fino, que responderão à pergunta proposta pelo nome da festa. Além de clássicos do chorinho de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Armandinho (compositor e intérprete do vídeo ao lado, o grupo de músicos apresenta os grandes sucessos dos mestres do samba como Ismael Silva, Noel, Ataulfo Alves, Cartola, Adoniram Barbosa, Zé Ketti, entre outros.
Outro ícone da defesa da cultura brasileira é bastante aguardado: Mestre Napa, que vem de Ribeirão Preto para jogar capoeira com seus discípulos. Acontece que os discípulos dele são ninguém menos que professores e mestres da Casa da Capoeira de Bauru, que já são feras nessa dança e arte marcial criada pelos escravos.

Depois de relembrar as origens, a república Espaço Cultural Sassanid, apresenta uma banda independente que representa o presente da boa música brasileira, a Filha Solteira ( http://www.myspace.com/filhasolteira ). Misturando cavaquinho e guitarra, pandeiro e bateria num ritmo dançante difícil de rotular. “Nosso repertório é focado em composições próprias. Como todos nós temos muitas influências, o que sai é um som miscigenado e com muitos sabores diferentes mas carregado de brasilidade”, explica Thiago Zanetti, guitarrista, bandolinista e vocalista da Filha Solteira, que existe desde a edição de 2007 do Festival de MPB de Ilha Solteira (daí o nome). Thiago explica que os integrantes da banda se conheceram “em uma roda se violão, pandeiro e pinga às margens do rio Paraná”.
A banda começou a carreira tocando em festas de república e hoje viaja por diversas cidades se apresentando em festivais e bares de rock independente. Cada vez mais conhecida no estado de São Paulo a banda vem a Bauru matar a saudade de suas origens universitárias.
A festa continua ainda com discotecagem de música brasileira e vai até a noite com muita animação e cerveja.

A república redonda
Sassanid, república sede do “Que choro é esse?” foi criada pelo DJ Renato Sostena (@djrenatosostena ) e pelo professor de História e colunista Leandro Cruz , o “Tiozão” (www.viagemnotempo.com.br @leandrojacruz), que se conheceram na Unesp, onde estudam Comunicação Social. A ideia era fazer da república um espaço de produção e difusão cultural. Juntaram-se a meninos e meninas estudantes de biologia, artes plásticas, design e psicologia que compartilham do mesmo pensamento.
A república Sassanid, que ficou conhecida após ganhar em 2009 o concurso República Redonda, da Skol, fica na Rua Capitão Gomes Duarte, quadra 15, onde é possível adquirir os convites antecipados. As entradas para o evento também podem ser encontradas no Bar Ubaiano e na livraria Verso e Prosa, que fica próxima à cantina da FEB, na Unesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário