sábado, 26 de dezembro de 2009

História da Música 1 - Punks contra a Rainha

Hoje, como presente de natal atrasado, tem novidade no Blog, a colaboração da jornalista cultural Renata Takahashi, que manja tudo de História da música (em especial do bom e velho e sempre novo Rock'n Roll). Na sua estréia, os anarco-irreverentes Sex Pistols e sua "homenagem" à rainha da Inglaterra.


DEUS SALVE A RAINHA
por Renata Takahashi


Cento e seis soldados mortos na Guerra do Afeganistão, recessão e desemprego marcaram o ano de 2009 no Reino Unido. A Rainha Elizabeth II, em sua tradicional mensagem de Natal declarou que é melhor esquecer esse ano.
Elizabeth reina desde a morte de seu pai, George VI, em 1952.
Naquela ocasião o hino inglês, God Save the King (Deus Salve o Rei), teve de ser mudado para God Save the Queen.
A mensagem da rainha me fez vir à cabeça a música God Save The Queen, do Sex Pistols, que leva o mesmo nome do hino nacional do Reino Unido mas tem um conteúdo beeem diferente.

A música foi lançada em 1977, ano em que Elisabeth II completava 25 anos no trono. A monarca teve que engolir, no ano de seu jubileu de prata, os versos "God save the queen / Her fascist regime / It made you a moron / A potential H bomb // God save the queen / She ain't no human being/ There is no future/ In England's dreaming" ("Deus salve a Rainha / seu regime facista / fez de você um retardado / Uma bomba H em potencial // Deus salve a rainha / ela não é um ser humano / Não há futuro / no sonho da Inglaterra").

Ele também deve ter preferido esquecer aquilo. Ela tá aí até hoje... sã e salva. Acho que Deus não entendeu a ironia dos Pistols e resolveu salvá-la mesmo, já que a rainha é a mais velha monarca britânica de todos os tempos, com 83 anos, e parece estar muito bem, obrigada.
Ontem na sua tradicional mensagem de natal, que há 50 anos é transmitida pela televisão e pelo Youtube, ela falou dos problemas enfrentados pelo país no ano de 2009 e lamentou a morte dos soldados na Guerra do Afeganistão.

Um comentário:

  1. Parabéns ao casal Paladino. Bom texto e bom conteúdo dos dois. A véia realmente não morre. É mais vaso ruim que o Pinochet e o Fidel.
    Feliz ano novo,
    Tchelo

    ResponderExcluir