sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Natal, festa pagã

por Leandro Cruz

Não pensem que eu sou um mala que odeia o Natal como o Mr. Scrooge de “Um conto de Natal” do escritor Charles Dickens. Só acho que tem umas coisas meio fora do lugar que vêm me irritando profundamente. Adoro voltar pra minha terrinha natal, rever os irmãos, dar um abraço nos meus coroas. Chego e minha mãe já preparou o presépio, igual a gente fazia junto quando era pequeno. Ela separa uns carneirinhos na gaveta para que cada filho que mora longe coloque um bichinho ali, participando, de certa forma dessa tradição familiar. É Natal é legal. Mas ao mesmo tempo me deixa “P”: é rodoviária lotada. Filas em tudo quanto é lugar. Neve artificial. Magrelos de barba e barriga artificial sentado em tronos patrocinados pelas associações comerciais. Consumo. Consumo. Consumo. Consumo. Gente gritando promoções. Luzes e mais luzes acesas em tempos de crise energética. Decorações caríssimas nos shoppings. No meio desse stress todo eu penso: PÔ, MAS JESUS NÃO NASCEU NUM ESTÁBULO? A lenda não diz que ele era humilde, que se revelou primeiro aos pastores e etc.?
A cada dia estou mais inclinado a acreditar que o Natal celebrado hoje é uma festa que não tem nada de cristã. Segundo os evangelhos Jesus era um cara que dizia coisas como: “olhai os lírios do campo. Eles não se afadigam nem fiam, no entanto, nem o rei Salomão, em toda sua glória, jamais se vestiu com tamanha beleza”. O suposto aniversariante do Natal teria falado “Olhai as aves do céu. Não semeiam, nem ceifam. Mas o Pai Celeste as alimenta a cada dia”... Bem, é exatamente o contrário desse stress todo de “consuma, consuma, consuma!”, essa gula hedonista de peru, tender, panetone em todas as suas variações , bacalhau, champanhe e sei lá mais o que. Tudo isso é bom. Mas vale a pena se matar tanto o ano todo por isso? Tantas horas de trabalho e sofrimento, mas tanto tempo para achar onde estacionar, mais tanta fila pelo tal tender? Tudo isso era tempo que podia ter sido passado com a família, com a esposa, ou descansando. Troco todos os presentes do mundo por mais tempo com as pessoas que eu amo.
Para desmistificar ainda mais o Natal (digo, a maneira como hoje se celebra o Natal) proponho que lembremos que boa parte dos presentes “made in Asia” foram produzidos com mão de obra semi-escrava (inclusive de crianças) e ajudaram a poluir ainda mais o mundo.
Talvez eu seja mesmo um chato exigente. Eu que nunca fui um bom cristão talvez não tivesse o direito de reclamar. Melhor eu me conformar abandonando todo esse meu sentimentalismo piegas que me atinge nessa época do ano e tentar pensar como historiador, como cientista: O Natal nunca foi uma festa cristã.
Ninguém sabe ao certo quando Jesus nasceu. Sabemos com certeza é que não foi em 25 de dezembro do ano 1. Evidencias apontam para algo entre 7 e 4 a.C. O ano 1 só é o ano 1 por conta de um erro de cálculo feito muito tempo depois. Além do mais, nenhum pastor estaria com seu rebanho numa noite de Dezembro naquela região: é muito frio! Ovelhas e eles próprios poderiam morrer congelados se marcassem bobeira ao relento.
As primeiras comunidades cristãs sequer comemoravam o nascimento de cristo. O dia 25 de Dezembro foi escolhido pelo papa Julio I em 350 pegando carona em tradições pagãs que antes disso a Igreja combatia. No dia 25 acontecia na Pérsia a comemoração da vitória do deus Mitra sobre as forças do Caos. Em Roma era o dia em que começava a festa das saturnálias (festa de Saturno). Trata-se do Solstício de Inverno, o dia do ano em que o Sol está mais distante da Terra e inicia um novo ciclo de renascimento. Em diversas culturas é o dia do Sol Invicto. (...)
(veja a íntegra desse artigo na próxima edição da coluna Viagem no Tempo na edição impressa do Jornal do Povo, do Rio Grande do Sul, ou em sua versão online em www.jornaldopovo.com.br )

3 comentários:

  1. Bom cara, como eu não sou religioso, não posso dizer muita coisa, mas eu gosto do dia Natal como você, mas não penso nada em Jesus, mas ver a família reunida é tudo de bom, todos ganhando presentes... *-*. Só acho uma imbecilidade esse negócio de um ''Ano Novo próspero, cheio de paz e alegria, onde devemos repensar nossas atitudes''... isso eu acho muito falso e muito impossível. Aliás, quem costuma mandar esse tipo de mensagem de ano novo, são os comerciantes, na rádio. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Amigo! Estou aqui para compartilhar com vc um site

    www.TrumpetCallofGodOnline.com

    Traduções para portugues ABAIXO:
    atrombetatemsoado.blogspot.com

    Escutem A Palavra falada para esta geração moderna!

    Em relação ao natal:
    http://atrombetatemsoado.blogspot.com.br/2012/05/letters-from-god-and-his-christ-worship.html

    e na sua Bíblia

    Jeremias 10: 3-5

    ResponderExcluir