sábado, 28 de janeiro de 2012

Fogueira Eletrônica

Dois projetos de lei colocam em risco a maior conquista da humanidade dos últimos tempos: a capacidade de compartilhar conhecimento e pensamento gratuitamente. O SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect IP Act) limitam drasticamente a liberdade na internet e dão ao governo dos EUA a possibilidade de tirar do ar para sempre sites e blogs que ameacem os interesses do império.
As fogueiras estão acesas. Está aberta a nova temporada de queima de livros. O capitalismo perdeu os pudores, não se preocupa mais em esconder que o obscurantismo, a ignorância generalizada, é um dos pilares que o sustenta, tal qual previu nos anos 50 do século passado Ray Bradbury, em “Fahrenheit 451”. O título da obra referia-se à temperatura (na escala Fahrenheit, equivalente a 232,8 Celsios) em que o papel entra em combustão, já que no futuro sombrio imaginado pelo autor ideias e pensamentos dissidentes eram considerados crime. Livros são proibidos, incinerados pelos bombeiros (firemen), juntamente com a casa de quem os detivesse, sendo reservadas aos infratores penas que iam desde a internação em hospícios à morte.
Alemanha Nazista também queimou livros para conter ideias
Bem-vindos ao futuro sombrio, escravos, já estamos nele.
Mas as bruxas, os hereges e Giordanos Brunos estão a fim de dar o troco.
Na última quinta-feira, uma megaoperação global foi executada em oito países com o consentimento do governo de cada um deles para prender Kim “Dotcom” Schmitz, fundador do Megaupload ,e funcionários da empresa que criou uma eficaz plataforma de compartilhamento gratuito de conteúdo (livros, filmes e etc.). A ação internacional que prendeu Dotcom em seu país natal, a Nova Zelândia, foi capitaneada pelos Estados Unidos, numa clara demonstração de que estamos cada vez mais próximos de algo parecido com um governo mundial, onde não dá para fugir ou pedir asilo político, pois os estados trabalham agora unidos como nunca em vassalagem ao verdadeiro poder soberano de nossa sociedade: o capital, representado de modo especial pelas grandes corporações.
Kim "PontoCom" está preso por ter criado o MegaUpload
Imagino que na noite de quinta donos das grandes corporações da indústria cultural, congressistas americanos e diretores do FBI comemoravam ao som de algo como “Ai se eu te pego” a derrubada do Megaupload. Imagino também quão hilária deve ter sido a expressão nos rostos deles quando meninos atrevidos nos quartos de suas casas estragaram a festa dos tubarões: em resposta, os sites da Universal Music, da Associação de Filmes dos EUA e da Associação da Indústria Fonográfica foram tirados do ar por hackers do mundo inteiro.
Às “autoridades”, os Anonymous declararam: “Vocês deviam estar esperando por nós”. E aos internautas do mundo o convite: “Pegue pipoca, essa vai ser uma noite longa e engraçada. Pouco tempo depois, o site do FBI (a Polícia Federal dos Estados Unidos) estava fora do ar. 100% de sucesso da retaliação por parte das mentes livres.
No dia seguinte: o Megaupload estava novamente no ar. Mas os projetos de lei ainda seguem tramitando no congresso americano e devem ser votados na próxima semana. Sob a desculpa de estarem protegendo os direitos autorais, sites e blogs podem ser tirados do ar a qualquer momento pelas autoridades norte-americanas, bem como deixarem de aparecer em sites de buscas como o Google.
Sou réu confesso. Ainda que não distribuísse e-books e filmes, a simples reprodução de uma foto ou obra de arte usada para ilustrar um texto sobre a história da humanidade (história essa que pertence a todos) seria o suficiente para tirar www.viagemno tempo.com.br do ar, por exemplo. Isso mesmo que meu blog não tenha fins comerciais ou publicitários e só tenha me dado “prejuízo” do ponto de vista financeiro de modo que jamais lucrei com trabalho alheio. O maior risco é que, além de dificultar a troca de informação, haja uso político destes mecanismos, fazendo sumir do ciberespaço conteúdos que contenham “ideias perigosas”, como convocações a boicotes e críticas a governos.
Diante disso, a inquisição espanhola e o Bücherverbrennung nazista parecem amadores. 
MAIS
Indignado com o Pipa e o Sopa, espere até saber o que é o global ACTA



hgdf


Baixe o livro "Fahrenheit 451" de Ray Bradburry  http://uploading.com/files/8c8d767b/FR451RB_multibrasil.rar/ (PS: o autor liberou a cópia e distribuição gratuita)
ou assista a versão cinematográfica de 1966 http://depositfiles.com/files/hoygvl8hc

Um comentário:

  1. http://www.outraspalavras.net/2012/01/31/anonymous-a-etica-da-acao-digital-direta/

    ResponderExcluir